Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2019

Realidade Virtual

Imagem
    A Realidade Virtual  é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface   que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que está a ver naquele momento é praticamente real. O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real.  Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada, pode ser também chamada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

Realidade Imersiva e não Imersiva

Imagem
A  realidade imersiva  consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo  sensorialmente. A  realidade não imersiva , ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente. É considerado ambiente não imersivo a visualização de imagens tridimensionais através de um monitor e em que o utilizador interage com os elementos do ambiente virtual.

Interatividade

Imagem
A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. Características ou componentes: • Comunicação – estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema.  • Feedback – permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador. • Controlo e resposta – permite ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual. • Tempo de resposta – é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema. • Adaptabilidade – é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

Tipos de interatividade

Imagem
Linear:   o utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa. De suporte:   o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.     Hierárquica: o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.      Sobre objetos:  o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo  apontador para obter respostas do sistema.                        Reflexiva:  o sistema efetua perguntas às quais o utilizador responde. Este  pode comparar as suas repostas com as de outros utilizadores

Níveis segundo a ação sensorial

Imagem
Níveis segundo a ação sensorial  Segundo a ação sensorial, os níveis de interatividade classificam-se em elevada, média e baixa .

Como avaliar soluções interativas

Imagem
As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador. Necessitam de ser avaliadas nos aspetos relacionados com as questões tecnológicas utilizadas, as alterações provocadas ao nível psicológico e social dos utilizadores e a qualidade da aplicação.   Analisam-se as seguintes características:   Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia; Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizador; Contributo para a imersão do utilizador; Utilização adequada das cores; Aspetos virtuais; Qualidade adequada do som; Qualidade da estimulação tátil e da perceção da força; Funcionamento e objetivos da simulação.

Desenho de soluções interativas

Imagem
O desenho de soluções interativas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos; Dos quais esses são: Definição da solução interativa a desenvolver; Caracterização do tipo de imersão pretendido; Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar; Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador; Avaliação de recursos e capacidades; Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento; Criação e edição de formas geométricas e texturas; Descrição da visão estereoscópica; Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; Modelação da ação física do sistema.